segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Banksy - O Artista das Ruas

" Imaginem uma cidade onde o graffiti não fosse ilegal, uma cidade onde toda a gente pudesse desenhar o que quisesse; onde todas as ruas estivessem inundadas por um milhão de cores e de pequenas frases; onde esperar numa paragem de autocarro nunca fosse aborrecido. Uma cidade que parece uma festa, para a qual toda gente estivesse convidada, não apenas os agentes do Estado e os barões do grande negócio imaginem uma cidade assim e deixem de se encostar à parede - está molhada." Esta é a ideia do artista, que revolucionou o mundo da Arte actual com os seus graffitis e esculturas que espantam qualquer pessoa e trazem milhares de compradores e seguidores, a comprarem as suas obras e a estudarem o seu sentido da Arte.
Banksy, apesar de actualmente ser um dos maiores artistas actuais cuja suas obras são vendidas a preços brutais por compradores interessados em obter uma obra diferente de qualquer outra criada, permanece um enigma por decifrar. Parece um Houdini com adereços rap e a desenvencilhar-se sempre de cordas de segurança, câmaras de vigilância, de polícias injuriados, de graffiters invejosos, de cidadãos-jornalistas e de sobretudo de jornalistas zelosos. Apesar de as suas obras já serem parte de roteiros turísticos de algumas cidades como Bristol, Londres e até de Belém.

Podemos vêr abaixo algumas das suas obras mais conhecidas:



Figura 1



Figura 2


Figura 3

Consumismo denunciado:
Banksy tem produzido graffitis ácidos sobre as contradições sociais não poupando marcas como a MacDonald's (fig.2) ou a Disney (fig.2) , chegous mesmo a criar imagens ofensivas à igreja católica (fig.1).


4 comentários:

  1. Parece ser um bom artista!
    Continuem pessoal,estou atento ao vosso trabalho e estou a gostr muito.
    Continuem
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. 2º imagem bue HOMOGAY
    Isto nao tem interesse nenhum ...
    se não fosse as votaçoes nem sequer ca vinha
    e de certeza que o comentário acima é de um de voces --`

    ResponderEliminar
  3. ah ah a apagar os comentários dos outros :D
    vê se mesmo que a liberdade é condicionada...
    nooobs

    ResponderEliminar
  4. Caro João Pacheco e "fffff", se este blog não é do vosso interesse fica ao vosso critério, ninguém vos obriga a vir para cá.

    Tenham um boa semana!

    ResponderEliminar