segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Curso Arquitectónico

A arquitectura refere-se à arte ou a técnica de projectar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitectura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitectura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial. No entanto, normalmente a arquitectura associa-se directamente ao problema da organização do homem no espaço (e principalmente no espaço urbano).
Em seguida iremos apresentar uma licenciatura do curso de Arquitectura da FAUP (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto):


Objectivos, competências e resultados da aprendizagem


- Desenvolver a adequação instrumental - técnica e operativa - do desenho, no sentido de promover uma eficaz e autónoma construção de imagens.
- compreender a relação do desenho com a concepção e a imaginação figural do projecto de arquitectura.
- Compreender a produção e a significação do desenho como meio de aceder ao gosto, à descoberta e à ideia dos processos subjectivos, artísticos e conceptuais do desenho.



Programa


O programa da disciplina processa-se segundo quatro fases. As três primeiras fases incidem sobre a produção, a análise e o estudo das relações complementares entre desenho e projecto, segundo um progressivo aprofundamento das imagens do real, das imagens do desenho e das imagens da imaginação e da concepção arquitectural. A 4ª fase incide sobre um tema fundamental do desenho, constituindo uma abordagem de exercícios sobre ilustração, composição e comunicação de um projecto.


Métodos de ensino


A reduzida carga horária da disciplina e o elevado número de alunos exige a adequação de uma metodologia que estimule a prática e a abordagem teórica. As fichas de trabalho definem o enquadramento teórico e prático de cada fase, bem como, o âmbito da aprendizagem, o regime de funcionamento e os factores da avaliação e crítica. Privilegia-se o contacto constante e permanente entre o docente e o aluno, sujeitos implicados na interacção de saberes e de expectativas, de questões e de respostas. A diversidade e a pluralidade da produção de desenhos constituem o referente didáctico, por excelência, a partir do qual se promove o debate individual e colectivo.
A informação teórica será desenvolvida de acordo com o âmbito das matérias e dos conteúdos de cada fase
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